Liderança

5 características que um ministro de louvor precisa ter

5 características que um ministro de louvor precisa ter

Muitos ministros de louvor imaginam que seu papel de levar a igreja à adoração se restringe aos minutos que duram o período de louvor durante um culto. Alguns acreditam, de forma equivocada, que seu papel ou função na igreja está somente naquele exato momento e ficam até alheios a tudo o que acontece ao redor.

O papel do ministro de louvor vai muito além do período que dura a participação no culto. É preciso estar envolvido em toda a adoração. É preciso estar atento ao que o Espírito Santo está dizendo e não deixar ser enganado por seu coração ou ego, achando que determinado louvor é mais adequado para o culto.

Ser ministro de louvor em uma igreja, é uma grande responsabilidade, e neste post vamos falar 5 características que um ministro de louvor precisa ter para o bom desempenho da função.

Veja também: Como exercer liderança na sua igreja

1 – Estar comprometido com o evangelho

O ministro de louvor não pode ser somente um músico na igreja, alguém que seja um funcionário ou qualquer coisa do gênero. Mas sim ser cristão, estar comprometido com o evangelho, saber que o culto que está sendo prestado é para Deus e não para homens.

É preciso que o líder disponha de um tempo do seu dia para a leitura da Bíblia, para orar por seu ministério e as pessoas que compõem o grupo. Estar comprometido com o evangelho de Cristo é mais do que necessário para não somente os líderes da igreja, mas também qualquer membro.

2 – Deve ser musicalmente capaz

Muitas vezes vemos na igreja ministros de louvor que não são músicos, mas sim alguém influente que goze de algum prestígio junto aos membros do ministério.

Leia também: A importância de bons equipamentos de música na igreja

O ministro de louvor precisa ser musicalmente capaz para estar ali. Só que é preciso ter cuidado também para não deixar que o talento se sobressaia a ponto de esconder as falhas. Um músico mediano pode servir muito melhor à igreja em um longo prazo do que um profissional com um talento incrível que lê mais partituras do que a Bíblia.

3 – Deve saber gerir pessoas

Muitas vezes os líderes do ministério de louvor estão preocupados com a excelência, com a perfeição nos arranjos, na voz e com isso acaba ferindo as pessoas, sendo duras em momentos que um abraço seria mais apropriado e começa a ruir um grupo porque o foco está no lugar errado.

É preciso ser paciente, estar disposto a ouvir as pessoas, saber de suas dificuldades e ajudar a melhorar. Desta forma terá um grupo unido, que te ouvirá e saberá que tem um ombro amigo e não alguém que está preocupado somente com o resultado final.

Veja também: 7 passos para tornar as reuniões de liderança na igreja mais efetivas

4 – Deve ser invisível

Alguns líderes costumam ir por dois caminhos durante a ministração. O primeiro não consegue falar, se tornam ausentes, demonstram insegurança, não se conectam com a igreja. Já o outro faz do momento de adoração um espetáculo à parte onde eles são o centro da atenção.

Quando falamos que o ministro de louvor deve ser quase invisível, estamos falando no sentido de que as pessoas que estão no culto, ouvindo o louvor, não saia falando coisas como: “como fulano canta bem” ou “como ele é bom guitarrista”, mas que saia dizendo como foi tocada pelo louvor e que sentiu o Espírito Santo de Deus presente naquele lugar.

Quero deixar claro que não é errado elogiar um ministro de louvor da igreja, mas é muito melhor que um visitante, principalmente, saia com o pensamento de “como é lindo ver aquela igreja adorando a Jesus” do que estar impressionado pelo talento de uma única pessoa.

5 – Trabalhar em comunhão com o pregador

Em muitas igrejas, acontece do líder do ministério de louvor tomar as decisões sozinho de quais cânticos serão ministrados em determinado culto.

É importante que o trabalho seja feito em conjunto com o pregador, uma vez que cada louvor deve estar a serviço da Palavra que estará sendo pregada. O louvor e adoração não está somente na música, mas também na pregação, por isso é importante essa comunhão entre as pessoas envolvidas no culto.

Isso não quer dizer que obrigatoriamente os cânticos entoados sejam exatamente idênticos à mensagem pregada, mas por exemplo: se o seu pastor estiver pregando sobre salvação, busque entoar cânticos que reforce isso, que fale de salvação.

Ter essa comunhão entre mensagem e louvor é muito importante para que as pessoas que estão presentes no culto saia com a mensagem fixada em sua mente e coração.

Essas são algumas das características que listamos para que um ministro de louvor tenha. E lembre-se, tudo deve ser feito para honra e glória de Deus.

Deixe um comentário