Gestão de Igrejas

Saiba a importância de ter uma igreja bem administrada

Saiba a importância de ter uma igreja bem administrada

Antes de tudo, o que é Administração?

“Administrar é arte de coordenar com eficiência, pessoas, processos, recursos e o tempo, com um propósito específico”.

Administrar algo muitas vezes pode ser uma tarefa bem complicada, afinal de contas, é necessário saber se organizar para que tudo fique em ordem. Muitas pessoas tem o costume de pensar que apenas em empresas de negócios é que a administração está incluída.

Ou então, para bancos e demais situações que envolvam a matemática. Mas, ao contrário disso, o setor de administração serve para todas as áreas do mercado de trabalho. Afinal de contas, é extremamente necessário que escolas, igrejas, por exemplo, tenham uma parte do setor administrativo.

Igrejas? Pois é, quando que você iria pensar que uma igreja precisaria de cuidar da sua parte administrativa? Por isso, para entender melhor esse processo, você vai ficar por dentro de toda a importância da administração para as igrejas.

A igreja precisa ter um setor administrativo para cuidar de diversas áreas, porque a administração é extremamente importante para manter qualquer área em bom estado de organização. Ela começa desde os seus recursos financeiros até mesmo a pintura de uma parede. Por isso, contratar pessoas graduadas em administração para trabalhar na área administrativa de uma igreja é fundamental.

Igrejas bem administradas sabem para onde estão indo. Elas possuem uma declaração de visão e missão, tem estratégias e valores centrais claramente definidos, um cronograma que norteia suas atividades com objetivos e alvos a curto, médio e longo prazo, e um organograma que permite a todos visualizarem como a igreja está estruturada dentro da visão.

Igrejas bem administradas tem a preocupação de descobrir pessoas com o dom de administração, para serem capacitadas e distribuídas nas mais diferentes equipes de ministério da igreja. Toda equipe para funcionar bem precisa ter pessoas com os seguintes dons: Liderança, Administração e Intercessão.

Igrejas bem administradas desenvolvem uma cultura de prestação de contas através de relatórios simples e fáceis de serem preenchidos. Esse pequeno instrumento tem o poder de oferecer informações precisas que ajudam no diagnóstico dos pontos fortes e fracos da Rede Pastoral e Ministerial de uma igreja, bem com da própria rede administrativa. Isso permite que a cada três ou quatro meses, seja apresentado um relatório geral através de gráficos que mostrarão a saúde da igreja.

Igrejas bem administradas trabalham dentro de um orçamento financeiro anual. Sua receita não é gasta de forma improvisada, momentânea e irresponsável. O orçamento financeiro permite que todas as estratégias tenham os recursos necessários para serem aplicados durante o ano. Implantar Grupos Familiares, Restauração e outras estratégias em sua igreja e não separar recursos no orçamento para subsidiar o desenvolvimento do processo durante o ano é praticamente assinar o atestado de óbito dessas estruturas. O orçamento da igreja precisa refletir a visão e valores que foram abraçados.

Igrejas bem administradas ensina sua liderança para fazerem reuniões objetivas, bem elaboradas com princípios, técnicas e dinâmicas facilitadoras, e acima de tudo com orientação e unção divina, onde as pessoas sentem prazer em participar e podem testemunhar a presença do Espírito de Deus.

Administração e organização são palavras que caminham juntas. Você conhece uma igreja bem administrada quando existe ordem, organização em todas as áreas. Essa organização geral pode ser resumida nas seguintes palavras: Pessoas, Tempo, Recursos e Processos.

Deixe um comentário