Liderança

5 dicas de como administrar a Escola Dominical

5 dicas de como administrar a Escola Dominical

Ser superintendente de uma Escola Bíblica Dominical (EBD) é uma grande responsabilidade para a pessoa que se dispõe ao trabalho, pois não se trata somente de um mero dirigente da EBD, mas, sim, um gestor de um dos departamentos mais importantes da igreja.

Para estar à frente deste departamento é necessária uma busca constante pela excelência no trabalho e isso vale tanto para os veteranos quanto para os que estão iniciando na função. A cada ciclo que se inicia, os desafios também se renovam, bem como professores, alunos, etc.

Normalmente, no início, os líderes entram com a cabeça repleta de boas ideias, uma grande vontade de elaborar novos projetos, ver as classes repletas de alunos, todos os professores motivados, materiais ricos, dentre inúmeras outras coisas. Contudo, com o passar do tempo, toda esta energia é minada, muitas vezes pelo cansaço, desânimo por parte de alguns professores, alunos e até mesmo da liderança e quando chega este momento sempre vem o pensamentos de “o que fazer para melhorar o rendimento da EBD?”

Separei algumas dicas que podem te ajudar nesta caminhada e por isso aconselho que leia este texto até o final.

1 – Faça reuniões periódicas com os professores

Reunir com sua equipe é muito importante, não para chamar a atenção ou apontar falhas cometidas por alguém, mas para ser uma troca de ideias. Esteja atento para ouvir o que os outros tem a dizer, promova um espaço democrático em suas reuniões. O superintendente da EBD deve incentivar, inclusive, grupo de estudo dos professores, para que haja debate, troca de conhecimento e ajuda mútua, sempre com o objetivo de glorificar a Deus e também a busca pelo crescimento da Escola Dominical.

2 – Conheça os seus visitantes

É muito importante que você saiba exatamente quem são as pessoas que estão visitando a Escola Dominical em sua igreja. Encoraje os membros a convidarem seus amigos e familiares e quando eles estiverem no convívio de sua congregação, faça-os se sentir em casa. Todas as classes têm suas listas de chamadas e nelas são identificadas as pessoas que estão visitando a EBD. Quando estiver fazendo o relatório da Escola Dominical, separe o contato dos visitantes e envie uma mensagem, um e-mail ou faça uma ligação. Pequenas atitudes como esta faz com que o visitante tenha vontade de retornar mais vezes em sua igreja.

Leia também: Como recepcionar melhor os seus visitantes

3 – Saiba lidar com os membros que estão faltando

Acontece em muitos casos das pessoas, por algum motivo, começarem a faltar aos estudos da EBD e isso se torna uma rotina e em muitos destes casos, a igreja não se dá conta, principalmente nas congregações com um grande número de membros e a ausência constante daquele irmão acaba caindo no esquecimento. Não deixe isso acontecer em sua igreja. Analise com calma os relatórios de cada classe e veja se tem algum irmão com um grande número de faltas. Caso encontre alguém nesta posição, entre em contato, marque uma visita, busque entender o que está acontecendo, comunique à liderança da igreja e veja a melhor de forma de assistir ao irmão para que ele seja amparado e também sinta o desejo e alegria para retornar à igreja e aos estudos da Escola Dominical.

4 – Ouça o que os alunos e professores tenham a dizer

Uma das principais virtudes dos gestores da EBD, ou seja, os superintendentes, é saber ouvir. Para buscar uma mudança significava e o crescimento da Escola Dominical, é preciso antes de tudo aparecer a ouvir as pessoas. Ainda que discorde da opinião, busque não levar nada para o lado pessoal. Quando há um esvaziamento nas classes, muitas vezes é porque você não parou para escutar o que os alunos ou professores estão sinalizando ou tentando falar. Ouvir o que o outro tem a dizer, é um ato de humildade.

5 – Use a tecnologia a seu favor

Utilizar um sistema de gestão de igrejas onde tenha também uma gestão das classes é uma boa alternativa para ter uma excelência em organização.

O Controlook é um sistema de gestão onde você, além de fazer o controle dos membros, pequenos grupos ou células e toda uma gestão financeira, poderá também ter a gestão da Escola Dominical, tendo todas as classes cadastradas, bem como os alunos, ter relatórios administrativos, mostrando quem são as pessoas matriculadas, os presentes em cada aula, os visitantes, dentre demais informações. Com ele você ainda poderá enviar SMS para os alunos com lembretes ou qualquer outra informação que desejar.

 

Deixe um comentário