Gestão de Igrejas

Minha igreja não entregou a DCTF. E agora?

Minha igreja não entregou a DCTF. E agora?

A falta de uma contabilidade em uma igreja pode trazer muitos prejuízos, não apenas financeiro, mas também administrativo. Quando falo sobre prejuízos, estou me referindo a punições, como suspensão do CNPJ ou multa que podem ser altas à ponto de fechar a congregação, por essas acabar não tendo a condição de se manter.

Muitas igrejas enfrentam problemas administrativos, financeiros e fiscais por falta de conhecimento dos seus líderes, uma vez que estes possuem total capacidade para liderar o seu rebanho, mas não tem a mesma aptidão administrativa. Mas não é só a falta de conhecimento, mas ocorre também de alguns simplesmente ignorarem tudo isso.

Leia também: Qual o papel do contador na igreja?

Embora a igreja possua imunidade tributária, elas possuem obrigações juntos ao governo e dentre elas, a DCTF. Neste artigo falaremos o que é DCTF e o que acontece quando a igreja não faz a entrega desta declaração. Boa leitura!

O que é DCTF?

Antes de tudo, precisamos entender o que é DCTF.

A DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) é uma dentre as inúmeras obrigações acessórias que uma igreja tem junto à Receita Federal. Nela, está contido o resumo dos tributos, como pagamentos a órgãos federais.

Dentre as informações enviadas, estão inclusos o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Mas as igrejas precisam enviar a DCTF?

Como falei acima, ainda que a igreja possua imunidade tributária, ela possui obrigações junto ao governo federal, sendo necessário informar o que acontece na área administrativa e financeira da igreja. Uma dessas obrigações é a entrega da DCTF.

Leia também: Contabilidade para igrejas: saiba como manter a imunidade tributária.

Ela controla os valores pagos, como também as formas de pagamento e a situação financeira das instituições. Ainda que a igreja não possua movimentação financeira, é necessário que a DCTF seja entregue informando que não houve movimentação.

É preciso deixar claro que a entrega da DCTF fora do prazo, está sujeita a multa.

E se a minha igreja não entregar a DCTF, o que acontece?

A ausência da entrega da DCTF acarreta multa à igreja. Caso a instituição religiosa estiver regularizada, com toda a documentação em dia e ela não entregar as declarações, ela correrá o risco de ficar inapta.

O maior problema da não entrega da DCTF pela igreja não é nem a multa, mas a possibilidade de a Receita Federal suspender o CNPJ da instituição religiosa.

E já a inaptidão do CNPJ gera inúmeros outros problemas, como:

  • Ficar impedido de participar de novas inscrições
  • Correr o risco de ter sua inscrição baixado
  • Ficar com o seu CNPJ inválido para fins cadastrais
  • Ter os seus documentos fiscais nulos
  • Além da responsabilização dos dirigentes pelos débitos em cobrança

Portanto, mantenha todas as suas obrigações junto ao governo em dia, para evitar maiores problemas. Procure um contador e regularize a situação da igreja.

Deixe um comentário