Gestão de Igrejas

Contabilidade para igrejas: saiba como manter a imunidade tributária

Contabilidade para igrejas: saiba como manter a imunidade tributária

Um assunto que ainda gera polêmica até mesmo no meio cristão é se a igreja deve ou não pagar impostos. A legislação vigente no Brasil diz que as instituições religiosas possuem imunidade tributária, ou seja, são isentas de impostos sobre a sua arrecadação.

Mas este cenário pode mudar a qualquer momento, não porque a legislação esteja mudando, mas sim porque dependendo de como tem sido feita a contabilidade ou a ausência dela pode fazer com que a igreja pague impostos referentes aos útimos 5 anos de atividades.

Veja também: qual o papel do contador na igreja?

Uma pequena falha pode levar a igreja a um endividamento gigantesco, o que traria grandes consequências, inclusive o fechamento da congregação, uma vez que ela não teria condição de se manter.

Nos últimos anos a fiscalização nas igrejas têm crescido e isso só reforça a importância de se ter um contador. Contar com este profissional é primordial para manter toda documentação organizada e manter em dia suas obrigações junto aos órgãos governamentais.

Veja também: Igrejas com pendências na Receita Federal terão CNPJs cancelados.

Até algum tempo atrás, era muito difícil para uma igreja pagar um contador, uma vez que este profissional tinha um custo elevado e a congregação, quando pequena, não tinha a menor condição de arcar com os custos deste profissional.

Contudo com o auxílio da tecnologia, é possível que uma igreja, por menor que seja possa ter ao seu lado uma contabilidade online.

O Controlook, em parceria com o Zero Contador, tem disponibilizado este serviço aos seus clientes, com um custo reduzido quando comparado a uma contabilidade convencional. Simule o seu plano e veja como é possível ter a companhia deste profissional e assim evitar que sua igreja venha a estar em desacordo aos órgãos fiscalizadores.

Deixe um comentário