Gestão de Igrejas

Como os relatórios gerenciais podem ajudar na gestão na igreja?

Como os relatórios gerenciais podem ajudar na gestão na igreja?

Já falamos algumas vezes neste blog sobre a importância de se ter uma boa gestão na igreja e como ela impacta positivamente no dia a dia da congregação. E ser um bom líder em sua igreja vai muito além de fazer uma pregação que impacte a vida das pessoas, mas também envolve assistência aos membros em suas dificuldades diárias, o cuidado com os funcionários e também um bom cuidado com as rotinas administrativas da igreja.

Para se ter uma boa gestão na igreja, os relatórios podem ser grandes aliados no momento de tomar algumas decisões. Neste artigo, nós vamos te mostrar quais são eles e como eles podem auxiliar.

Veja 5 dicas para ter uma boa gestão de igreja.

Cadastro de membros

Ter total controle sobre os seus membros e visitantes é primordial para que você desenvolva programações, ofereça cursos e tenha uma melhor abordagem para as pessoas que frequentam sua igreja.

É muito importante que você tenha um bom cadastro de membros em sua igreja, mas também é importante que você analise os seus relatórios, para saber a quantidade de pessoas casadas, de adolescentes, crianças, dentre outras informações.

Saiba como ter um bom cadastro de membros.

Financeiro

A igreja tem como sua fonte de receita, basicamente a entrega de dízimos e ofertas. Algumas desenvolvem trabalhos com cantinas, cursos, venda de materiais para aumentar a receita e assim poder investir mais na obra de Deus.

Leia também: Saiba a importância de ter uma igreja bem administrada.

É importante que se tenha um sistema de gestão para administrar sua igreja, principalmente a parte financeira. Analisando os relatórios gerados por este sistema, você entenderá melhor quando é o maior período de arrecadação, terá controle também sobre os seus gastos e assim poderá até ter uma melhor visão de onde podem ser cortados custos desnecessários que muitas vezes passam despercebidos.

Classes de cursos ou EBDs

Todas as igrejas possuem ou Escolas Bíblicas Dominicais ou oferecem cursos aos seus membros e em alguns casos, as duas coisas. Só que nem sempre os líderes estão atentos ao nível de frequência de seus membros e isso se agrava ainda mais em igrejas maiores.

Com acompanhamento de presença nos relatórios, você conseguirá ver a real situação de cada membro, se estão faltando muito às reuniões e então saberá como abordar para saber o motivo das faltas e como a igreja poderá assistir em caso de problemas.

E isto vale não somente para classes e EBDs, mas também para o acompanhamento de células.

Células

Grande parte das igrejas atualmente trabalham com células, pequenos grupos ou grupos familiares, a nomenclatura tem variado em cada denominação.

Veja como um sistema de gestão pode ajudar na organização das células.

Acompanhar os relatórios das células é de extrema importância para o fortalecimento do trabalho, uma vez que através deles você saberá o tamanho que está o grupo, se estará no momento de multiplicar, o que está sendo estudado e  como está o nível de frequência dos membros.

Com este controle, a liderança da igreja terá um conhecimento mais específico em cada pequeno grupo e terá melhor embasamento para tomar medidas que fortaleçam o trabalho, além de buscar diariamente o crescimento de sua igreja, tanto física quanto espiritualmente.

Então podemos concluir dizendo que os relatórios gerenciais são primordiais para uma boa gestão na igreja, uma vez que eles são grandes aliados na tomada de decisão, seja em qualquer âmbito da congregação.

Igrejas que utilizam o Controlook já tem disponível todos estes relatórios citados acima, bem como relação de aniversariantes, agenda de programação e muito mais. Para saber um pouco mais sobre o sistema, fale com um de nossos consultores e tenha ao seu lado um dos melhores sistemas para gestão de igrejas.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários e a nossa equipe estará pronta para responder.

Deixe um comentário