Gestão de Igrejas

5 dicas para ter uma boa gestão de igreja

5 dicas para ter uma boa gestão de igreja

Uma igreja bem administrada requer muita dedicação das pessoas que estão incubidas dessa responsabilidade. Isso porque, na maioria dos casos, essa complexidade na gestão de igreja está diretamente ligada ao seu tamanho, ou seja, na quantidade de membros, na arrecadação, nos projetos sociais e missionários que possui, dentre outras coisas.

Uma boa administração, passa diretamente pela transparência da liderança para com seus membros. Uma igreja que esconde suas contas, está fadada a ter problemas financeiros, contábeis e até mesmo jurídicos.

Neste artigo eu vou te mostrar 5 dicas para uma boa gestão de igreja. Sendo você líder ou não em sua congregação, te aconselho a ler este texto e então perceber o quanto é importante ter uma igreja bem organizada.

1 – Tenha um bom cadastro de membros

Ter um bom cadastro de membros é essencial para qualquer igreja.

É praticamente impossível falar em organizar ou gerenciar os membros de uma igreja sem ter em mãos um cadastro com importantes informações sobre eles.

Independente da ferramenta que você utiliza para cadastrar os membros de sua igreja, é muito importante que você não deixe as informações soltas. Um bom cadastro de membros de proporciona muitas coisas, como a possibilidade de desenvolver programações específicas para cada grupo, com mais assertividade.

Veja como ter um bom cadastro de membros.

2 – Tenha pessoas de confiança em todas as áreas

É fundamental que as pessoas que estão à frente dos trabalhos da igreja sejam da inteira confiança dos líderes.

Quando falo sobre isso, não me refiro somente ao setor financeiro, mas sim em todos os departamentos. Além de serem confiáveis, é preciso também que as pessoas envolvidas nas atividades sejam aptas para o desenvolvimento do trabalho.

Busque também envolver estas pessoas o máximo possível, para que haja sempre engajamento e que todos possam ter em mente de que o trabalho está sendo feito para Deus e não para homens. Então saiba gerir bem os seus liderados, não deixando que o ego cresça, mas sim o trabalho em equipe.

3 – Seja transparente na prestação de contas

Cuidar da vida financeira de uma igreja é uma grande responsabilidade para as pessoas que estão a cargo deste trabalho.

Mas para que haja sucesso, é preciso ter transparência com as contas da igreja, uma vez que grande parte das receitas são provenientes dos dízimos e ofertas dos irmãos. Estes recursos precisam ser bem geridos e apresentados relatórios da gestão de tempos em tempos para a igreja.

Mantendo transparência com os recursos financeiros, mostrando aos irmãos onde está sendo investido o dinheiro, causa um impacto extremamente positivo entre líderes e membros.

4 – Separe o religioso do administrativo

Quando o líder da igreja não possui dom para gerir a parte administrativa da igreja, é aconselhável que se tenha alguém apto para tal função, seja contratado ou voluntário.

Muitas igrejas, principalmente as menores, são administradas por seus líderes e por muitas vezes não saberem exatamente como fazer, acabam, de forma involuntária, deixando a congregação em situações complicadas, seja financeira, contábil ou até juridicamente.

Veja a importância de ter uma igreja bem administrada.

Ter um sistema de gestão ajuda no processo de organização administrativa e financeira da igreja.

O Controlook por exemplo oferece uma série de funcionalidades que certamente contribui para manter sua igreja organizada. Cadastro de membros, gestão de células, gestão de classes e controle de chamada, gestão financeira, agenda de programações, relatórios administrativos e financeiros são algumas das funções que você encontra no sistema.

É muito importante ter uma igreja bem gerida, pois ela deve servir de exemplo não apenas para seus membros, mas também para toda a comunidade. Portanto, se há dificuldade no líder em administrar sua igreja, busque ajuda, mas não deixe que a sua congregação entre em problemas que poderiam ser evitados com uma boa gestão de igreja.

5 – Tenha um planejamento

Ter um planejamento de suas programações é importante para o bom andamento de sua igreja. Para isso, reúna os líderes de departamentos pelo menos a cada 6 meses e organize a agenda de trabalhos de sua congregação.

Essa organização evita conflitos de programações entre os departamentos, ajuda no planejamento orçamentário, uma vez que cada programação terá uma prévia de gastos e também gera maior comunhão na igreja, já que a ideia não é que haja concorrência entre os departamentos, mas sim uma união em torno de um único propósito, que é a glorificação do nome de Cristo.

Leia também: Como organizar a agenda da sua igreja.

Procure a cada dia ter uma boa gestão de igreja e saiba que em tudo o nome de Jesus deva ser exaltado e tudo o que fizer será para a honra e glória do Seu nome e buscando a cada dia a expansão do Seu reino.

Deixe um comentário