Controle Financeiro

Organizando a tesouraria da sua igreja

Organizando a tesouraria da sua igreja

Publicamos aqui no Blog há algumas semanas um artigo onde falamos sobre como manter a tesouraria da igreja organizada. Nele falamos que da mesma forma que empresários buscam ter um cuidado com a saúde financeira de sua empresa, não pode ser diferente com a igreja.

Como falamos no artigo anterior, uma boa administração pode possibilitar maiores investimentos em obras sociais, missões, assistência aos membros, evangelismo, dentre inúmeras outras coisas que são diretamente impactadas pela congregação.

Para que isso ocorra de forma organizada e bem-feita, é necessário que a igreja e seus líderes saibam da importância de se ter um bom sistema de gestão financeira.

O Controlook é um sistema desenvolvido por especialistas que conta com uma eficaz gestão financeira, controle de células, membros e mais inúmeras funcionalidades.

A arrecadação da igreja baseia-se em duas frentes: dízimos e ofertas. Há também trabalhos de cantinas, vendas de livros, etc., contudo a principal entrada de recursos seriam essas e isso ainda causa uma certa desconfiança de algumas pessoas, pois com uma gestão financeira desorganizada, muitas vezes os membros não sabem onde o recurso está sendo investido e isso acaba trazendo uma resistência em algumas pessoas e muitos acabam desistindo de entregar o seu dízimo ou fazer alguma oferta.

É importante ressaltar que o dízimo não é algo opcional, mas sim um dever dos cristãos em devolver a Deus aquilo que Ele tem provido na vida das pessoas. Todavia se os membros não fizerem sua parte, torna-se quase impossível que as igrejas tenham recursos para sobreviver e em alguns casos acabam fechando suas portas.

E isso pode ter um impacto na comunidade onde a congregação está, já que em grande parte a igreja tem um trabalho social voltado para a comunidade onde está instalada, seja com crianças, famílias, pessoas com dependência química e até mesmo atuando como uma assistência social.

Busque organizar a tesouraria de sua igreja e para isso te darei algumas dicas:

  • Tenha o controle sobre as dívidas da igreja
  • Procure manter os pagamentos em dia
  • Identifique a origem e destino dos recursos
  • Utilize um sistema de gestão

Quanto a ter um bom sistema de gestão, te convido a conhecer o Controlook, com ele você terá:

  • Controle Financeiro: controle completo de toda movimentação financeira com muitos relatórios gerenciais.
  • Centro de Custos: gerencie centros de custos para controlar separadamente receitas e despesas de cada evento, projeto, ministério ou departamento.
  • Fluxo de Caixa: controle seu fluxo de caixa, faça projeções futuras, tome decisões tempestivas com a excelência que sua igreja merece.
  • Contabilidade Online: a contabilidade online integrada ao seu sistema de gestão para você reduzir custo e aumentar ao máximo sua eficiência.
  • Melhor organização das informações: assim o contador consegue analisar o seu desempenho financeiro e contábil de forma mais eficiente.
  • Geração de relatórios e gráficos analíticos: essas ferramentas ajudam a otimizar a tomada de decisão e o cruzamento de informações pertencentes à execução dos processos de administração da Igreja.

Manter uma tesouraria organizada não é tão simples como alguns pensar, mas é muito importante. Uma gestão financeira e administrativa malfeita, pode levar sua igreja a ter problemas contábeis, financeiros e até e mesmo jurídicos.

 

Deixe um comentário