Controle Financeiro

Como manter a tesouraria da Igreja organizada

Como manter a tesouraria da Igreja organizada

Todos buscam ter uma boa saúde financeira, seja para empresas ou pessoas físicas, e é muito importante ter as contas organizadas para que não tenha dores de cabeças futuras. E com a Igreja não é diferente, pois uma boa gestão dos recursos financeiros possibilita a Igreja ter recursos para investimentos em evangelismo, missões, ação social, expansão, compra de imóveis, etc.

Confira algumas dicas que vamos te dar para uma boa organização da tesouraria da sua Igreja.

Ter controle sobre as dívidas da igreja

A primeira coisa a se fazer é ter conhecimento de todas as dívidas da Igreja. Tendo todos estes valores contabilizados, o tesoureiro saberá com exatidão o quanto está comprometido o orçamento da Igreja. Será necessário organizar os pagamentos de acordo a suas datas de vencimento, destinando os recursos para os pagamentos com vencimentos mais próximos, eliminando assim o risco de atrasos e cobranças de juros e multas.

A Igreja lida com valores variáveis, já que o valor arrecadado com dízimos e ofertas podem ser diferentes de um mês para o outro, por isso é importante considerar os custos fixos da Igreja por um período de 6 meses, pelo menos. Tendo em mãos esta informação, poderá garantir que a vida financeira da Igreja esteja segura, assim o tesoureiro terá total condições de controlar os gastos e se preparar para os próximos meses.

Procure manter os pagamentos em dia

Qualquer pagamento feito em atraso são prejudiciais a imagem de Igreja, sem contar que eles podem ocasionar suspensão de serviços e também acréscimos de juros e multas. O ideal é que os pagamentos de uma igreja sejam realizados, inclusive, de forma antecipada, pois como falamos acima sobre a variação de valores arrecadados com dízimos e ofertas, não há como prever com exatidão qual será a receita do próximo mês.

Identifique a origem e destino dos recursos

As Igrejas, de uma forma geral, sempre estão passando por reformas, construção de novos templos e também estão envolvidas com projetos missionários e sociais. Por este motivo é fundamental que o tesoureiro indique com exatidão onde o dinheiro está sendo aplicado e qual tem sido a origem dos recursos. Depois, é interessante que as despesas fixas sejam separadas para que se prepare para elas, direcionando os valores necessários para cobrir. Após isso, é recomendável que se faça um levantamento dos gastos variáveis e defina se o valor que tem disponível é suficiente para cada um deles.

Feito este mapeamento, fica mais fácil para o tesoureiro identificar se a Igreja está tendo gastos desnecessários ou até mesmo buscar promover ações para que sejam arrecadados valores extras para despesas emergenciais.

Utilize um sistema de gestão

Armazenar os dados de uma forma organizada pode ser uma tarefa difícil quando as informações estão espalhadas por todos os lugares, o que pode dificultar uma análise da situação financeira da Igreja.

Mas se o problema é complexo, a solução é bem mais simples, só é preciso que você implemente um bom sistema de gestão financeira em sua Igreja. Desta forma todos os dados ficam armazenados em um único lugar, tornando assim mais fácil de gerir.

Contudo não é recomendável que use um sistema convencional de gestão financeira, mas sim um que seja especializado em gestão de igrejas.

Organizar a tesouraria de uma igreja não é uma tarefa simples, requer muito trabalho e disciplina, mas com as nossas dicas fica bem mais fácil. Caso ainda tenha dúvida, deixe sua pergunta nos comentários e nossa equipe estará pronta para responder.

Deixe um comentário