Liderança

Como exercer liderança na sua Igreja?

Como exercer liderança na sua Igreja?

Existem ordinariamente três tipos de líder:

Aquele autocrático. É Ditador. Normalmente decide tudo sozinho. Pode até chegar a pedir a opinião dos liderados, mas sua decisão é sempre a que prevalece. O líder autocrático tem dificuldade de diálogo porque não gosta de partilhar suas ideias. Suas convicções no final acabam prevalecendo ainda que ao longo do tempo vá percebendo que nem sempre suas ideias são as melhores. Ele gosta que as pessoas girem em torno de si mesmo e pode vir a desprezar quem vá contra a sua opinião. Há alguém assim na história Bíblica: Diótrefes: III João I. Um homem tirano que ainda fazia mal a quem não concordava com ele.

Há o líder que deixa o grupo à vontade para tomar as decisões. Porém o perigo é que o grupo necessita de ter uma referência. Deixar as coisas correrem soltas pode ser um caminho que venha trazer mais problemas que soluções. Imagine a composição de um calendário com diretorias internas que fazem o que desejam. E a ética cristã onde ficará? Imagine o que pode acontecer com pensamentos liberais que não estão em consonância com as diretrizes da Igreja? Houve uma época na história bíblica em que o livro de Juízes relata o que acontecia naquela época: “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos”. Juízes 21:25.

Há o líder democrático. Ele lidera com a ajuda de seus liderados. Ele está junto com eles. Põe a mão na massa. Caminha com eles. Ouve os seus liderados e as decisões são tomadas em conjunto visando o bem da Igreja. Percebe a importância de cada um e procura estimular cada liderado a que possa trabalhar para que haja crescimento do corpo. Ele não precisa dizer que é o líder. O grupo o enxerga como tal e tem prazer em sua liderança. Ela é conquistada com dedicação, trabalho, sabedoria e respeito por cada pessoa que compõe o grupo que está sob seu comando. Se em determinado instante esse líder precisar dar uma voz de comando, não haverá dificuldade com o grupo porque o respeito mútuo o qualifica para esta decisão. O líder democrático tem visão de águia: consegue ter uma ampla visão de todas as áreas que tem sob seus cuidados. E um detalhe: é humilde e serve aos seus comandados, sem que isto o desacredite do grupo. Pelo contrário, é algo inteiramente bíblico: “…qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”. Mateus 20:26-28.

E então? Como você tem tratado os seus liderados? Como tem liderado sua Igreja?

Gostou? Então confira também os 7 passos para tornar mais efetivas as reuniões de liderança em sua igreja.

Deixe um comentário