Gestão de Igrejas

5 dicas para administrar uma igreja com transparência

5 dicas para administrar uma igreja com transparência

Administrar uma igreja, seja ela grande ou pequena, não é uma tarefa das mais simples, contudo é algo extremamente gratificante, por se tratar do cuidado com o Reino de Deus. Para ter uma boa administração, é necessário que os líderes da igreja tenham conhecimentos, ainda que básicos, sobre alguns assuntos como a legislação que envolve igrejas, finanças e também gestão de pessoas.

Vamos te mostrar neste artigo, 5 dicas de como administrar uma igreja com transparência e também eficiência. Boa leitura!

1 – Planejamento Estratégico

Ter um planejamento estratégico faz com que a igreja saiba onde está, onde quer ir e como quer chegar. Igrejas bem administradas têm estratégias e valores muito bem definidos, não somente com sua liderança, mas também com seus membros.

2 – Divida as tarefas

É importante que invista tempo e recursos no treinamento de líderes, para que se tenha uma liderança capaz e descentralizada. Se você capacita os seus líderes, certamente terá os serviços de sua igreja sendo desenvolvidos de forma eficiente.

Invista também na formação de equipes de trabalho para que não haja sobrecarga nas pessoas e principalmente ao pastor. Dê autonomia à sua equipe e seu líderes para tomarem decisões importantes, mas deixando claro que a principal voz de comando da igreja é o pastor.

3 – Mantenha tudo de forma legalizada

Muitos líderes ainda não entenderam a importância de se ter uma igreja legalizada e isso nem sempre é uma prioridade para os dirigentes. Mas ter uma igreja que esteja andando totalmente em conformidade com a lei, traz mais credibilidade, juntos aos membros e a sociedade em geral.

Leia também: Igrejas com pendências na Receita Federal terão CNPJs cancelado.

Busque ajuda profissional, tenha um contador.

Leia também: Qual o papel do contador na igreja?

4 – Seja organizado financeiramente

É importante que pastores e líderes façam reuniões periódicas para saberem como está o andamento das atividades da igreja e também das suas finanças.

Seja transparente com os seus membros, principalmente quando apresentar o livro caixa. Mostre a eles onde estão sendo investidos os recursos arrecadados com dízimos e ofertas.

Tenha um planejamento financeiro, não gaste mais que arrecada. Faça uma projeção de investimentos futuros e corte custos dispensáveis. Apresente para seus membros a situação financeira 2 ou 3 vezes por ano.

Esconder o “livro caixa” só trará desconfiança e desgaste para igreja.

Veja também: 6 dicas para deixar a tesouraria da igreja organizada.

5 – Utilize um sistema de gestão

Ter um sistema de gestão de igreja ajuda sua igreja a manter a contabilidade em dia, sem contar no controle de membros, grupos, classes, dentre todas as outras atividades.

A utilização de softwares especializados, como o Controlook, facilitam a gestão, dando mais organização e traz informações que ajudam na tomada de decisão, seja ela pessoal ou financeira.

Para conhecer mais sobre o Controlook, fale com um de nossos consultores.

Caso tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários.

Deixe um comentário