Liderança

Por que é importante fazer a devocional?

Por que é importante fazer a devocional?

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.” João 14:23-24.

O estudo diário da Palavra, ou devocional, é o momento em que o crente se coloca atento àquilo que o Pai tem para ensinar e este momento não deve ser encarado apenas como um ritual ou como mais uma atividade em sua rotina diária. O momento da devocional deve ser tranquilo, prazeroso e de completa entrega ao Senhor.

Antes de dormir ou bem na hora que acorda. O horário é você quem define, de acordo com as suas tarefas diárias. O mais importante é separar um momento do seu dia para fazer a leitura da Bíblia, meditar no texto escolhido e orar, agradecendo e louvando a Deus por tudo o que Ele tem feito em sua vida.

A prática do momento devocional ajuda o homem no seu crescimento espiritual e faz com que aumente o seu conhecimento da Palavra de Deus, além de proporcionar uma aproximação com o Senhor.

Muitos cristãos não investem um tempo diário para fazer sua devocional e em diversos casos isso ocorre por não haver estímulo ou uma auto cobrança, mas na maioria das vezes é por negligência com o seu dever diário de louvar a agradecer a Deus por cada detalhe que acontece em sua vida.

O melhor disso tudo é que não existem regras. Não existe um padrão exato para seguir ou um protocolo a cumprir. Esse relacionamento íntimo e individual que temos com Deus nos permite adaptarmos nosso estilo de devocional. Ler, ouvir, escrever e falar são formas de comunicação. Isso é a devocional: estabelecermos um tempo de comunicação simples e exclusiva com Deus e para te ajudar neste processo, separamos algumas dicas:

  • Escolha o momento do dia que seja mais tranquilo. Durante a manhã, tarde ou noite;
  • Separe um local da casa que seja silencioso e reservado;
  • Comece com um período curto de tempo, entre 5 a 7 minutos do seu dia e aumente gradativamente;
  • Não se deixe distrair com telefone ou outro aparelho eletrônico, se possível, desligue-os;
  • Cuide de sua vida devocional diariamente. Separar tempo para ler a Palavra e orar, refletirá positivamente na vida de cada seguidor de Cristo;
  • Um tempo diário com Cristo envolve: orar (gratidão, louvor, confissão, súplica e intercessão); ler e meditar (refletir, analisar, confrontar nossa vida, comportamento e motivações com a Palavra de Deus) e a decisão de praticar a Palavra (viver o que está escrito, obedecer);
  • Use sua Bíblia, um livro devocional para ajudá-lo como o “Pão Diário”, um caderno de anotações, onde você anota pedidos e respostas de oração e, também, os ensinos que você recebeu;
  • Em sua leitura diária você pode escolher um livro da Bíblia para ler em sequência ou tenha o objetivo de ler a Bíblia toda, lendo três capítulos todos os dias;
  • No seu momento de intimidade com Deus, tenha expectativa da presença e da benção do Eterno sobre você e sobre sua caminhada diária.

No início você sentirá dificuldades em fazer todos os dias, mas persevere, seja disciplinado.

Há inúmeros aplicativos gratuitos de devocionais para usar, mas o mais importante é ler pelo menos um capítulo da Bíblia. Verá que logo sua devocional diária se tornará um hábito, tão comum quanto tomar o seu café da manhã.

O Controlook te oferece várias ferramentas incríveis e uma delas é o nosso aplicativo, onde o membro de sua Igreja fica conectado com o que acontece nela e pode receber todos os dias uma mensagem de notificação da sua devocional.

Já pensou nisso?

Através de um único comando, todos seus membros estarão acompanhando e ligados a cada mensagem que você compartilhar com eles.

Se cadastre e conheça o Controlook! O sistema de gestão online ideal para sua Igreja!

 

Deixe um comentário