Gestão de Igrejas

O impacto das redes sociais na igreja

O impacto das redes sociais na igreja

Devido ao avanço tecnológico, várias mudanças ocorreram na sociedade. A rede mundial de computadores, conhecida como Internet, conecta o mundo todo. Com o surgimento das redes sociais tudo o que acontece é divulgado e comentado instantaneamente.

Mas o que é rede social? A expressão é usada para uma aplicação da rede mundial de computadores (Web), cuja finalidade é conectar e integrar pessoas.

Salmos 19:01a diz que “Os céus proclamam a glória de Deus” isso prova que Deus se comunica. Este é um atributo do Eterno, falar ao coração de seus filhos compartilhando seu propósito com aqueles que o buscam. Por isso, as igrejas desenvolveram frentes de evangelização mundial, bem como, edificação da igreja partindo da revelação de que Deus deseja expressar seu coração a toda criatura.

As redes sociais oficiais mobilizam anúncios e informativos sobre as atividades ministeriais construindo um relacionamento pessoal com os seguidores visando construir um meio de compartilhar o que está acontecendo na igreja e no Reino de Deus.

Através de um canal oficial no Youtube a igreja pode realizar a transmissão de Seminários, Conferências e Eventos ao vivo, bem como, disponibiliza uma playlist atualizada com ministrações liberadas em suas atividades para sua edificação espiritual.

Área de desenvolvimento, edição e preparação de mensagens, vídeos institucionais e programas específicos sempre dando suporte aos ministérios locais e atividades. Captando imagens, tratando o áudio e criando meios de aprimorar as liberações.

O designe atua na criação e edição de seus websites, hotsites e conceitos de eventos, logomarcas e material publicitário.

A Igreja, em termos de comunicação, diante das redes sociais, é muito pequena e ainda não sabe muito bem como conduzir-se por esse veículo, visto que a internet ainda é uma terra de ninguém. As leis que a regem são muito frágeis, e cuidados precisam ser tomados para quem se aventura nesse caminho.

Os usuários são incontáveis e a igreja deveria explorar mais esse meio de comunicação, pois as possiblidades são muitas. Já existem igrejas que por esse meio transmitem os seus cultos, têm programas de rádio, divulgam suas programações, permitindo aos fiéis que se encontram em lugares distantes, em viagens ou em estudos acadêmicos, acompanharem o dia a dia da sua igreja.

Há muito tempo o fenômeno das redes sociais tem chamado a atenção de pais, conselheiros familiares, educadores, psicólogos, sociólogos e teólogos ao redor do mundo inteiro. Expressões como Facebook, Twitter, MySpace, Linkedin, YouTube dentre outros são um poderoso meio de comunicação e aproximação das pessoas. Muitos que viviam isolados, agora convivem socialmente, com a vantagem de escolher com quem comunicar. Precisamos compreender que as redes sociais podem nos permitir fazer missões nas mais distantes regiões do planeta, sem sairmos da nossa sala.

“Contudo, assim como no mundo real, o mundo virtual também tem o seu lado negativo.” Há pessoas que a usam para o mal, para caluniar, usando meias verdades, ou mesmo distorcendo a verdade. O mundo virtual é um mundo democrático. Ou seja, há um relacionamento horizontal e não vertical. Não há patrão e empregado, não há doutor e analfabeto, nem rico, nem pobre.

A Internet é um enorme púlpito que Deus colocou em nossas mãos, para alcançar milhões de pessoas, e assim cumprirmos o ide de Jesus.

“A igreja de Jesus é apenas uma, ele não tem duas noivas, a noiva é uma só, mas se expressa de várias maneiras. Algumas pessoas só serão alcançadas de uma maneira específica. Jesus disse que seríamos pescadores de homens. E é dessa maneira que os crentes são pescados, com iscas diferentes.”

Deixe um comentário