Liderança

5 características que um líder de célula precisa ter

5 características que um líder de célula precisa ter

Você já se imaginou sendo um líder de célula? Quando nos dispomos a trabalhar na igreja em que somos membros, normalmente buscamos atividades que estão mais ligadas com a nossa personalidade e aptidão. Mas as vezes as pessoas enxergam em nós algo que nós mesmos não vemos, que em diversas situações é a capacidade de liderar.

E chega o momento em que o líder da igreja chega para você e diz: “Meu irmão, estou precisando de você para ser líder de célula. Posso contar com você?”. De repente bate aquele frio na barriga, pois você sabe o tamanho da responsabilidade que estará assumindo, mas olha para o líder e diz: “Vamos nessa, pode contar comigo sim.”

Mas acontece que você nunca foi líder nem da sua turma de escola e de repente está à frente de um trabalho tão importante da igreja que são as células. Bate novamente o desespero e aquele frio na barriga e vem a sua mente: “Como é ser líder, eu não sou capacitado para isso”. Neste momento nos lembramos de uma frase muito famosa dita por Albert Einstein de que “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança!”.

Neste artigo, eu quero te mostrar 5 características que um líder de célula precisa ter para fazer um bom trabalho junto a seus liderados. Se você é um veterano nesta posição ou se está começando agora, recomendo que leia o texto até o final.

Leia também: Os desafios de uma igreja em célula

1 – Ser um investidor

Quando falo sobre ser um investidor, não estou me referindo a investimento financeiro, mas sim investimento de tempo de qualidade com Deus. É primordial que um líder de célula seja disciplinado e tenha momentos diários de comunhão com o Senhor, que seja um estudioso da Palavra, que tenha o hábito de orar, que possa dedicar pelo menos 20 minutos diários para orar pelo grupo e pelas pessoas que dele fazem parte, certamente isso trará uma grande diferença nas reuniões.

2 – Ser um bom gestor

Não tem como ser um bom líder de célula sendo um mau gestor. É preciso saber trabalhar com pessoas que possuem personalidades bem diferentes umas das outras. E para isso, a sua capacidade de se comunicar não por ser um problema.

Saiba falar com as pessoas de uma forma que não toque apenas sua mente, mas que suas palavras atinjam o coração. Seja amoroso tanto ao elogiar, quando para exortar. Faça com que os membros de sua célula entendam os objetivos de cada estudo de forma racional, mas que ao mesmo tempo eles possam sentir uma emoção ímpar que faça com que eles se sintam cada vez mais motivados, não somente para estarem semanalmente reunidos, mas também para convidar outras pessoas, falar dos estudos de uma forma envolvente.

Ser um bom gestor, faz com que a sua célula trabalhe em conjunto, buscando sempre a unidade ao invés da individualidade. Tenha um ambiente onde as pessoas sintam a presença de Cristo.

Leia também: Como um sistema de gestão pode ajudar na organização das células

3 – Seja humilde

Ter humildade para reconhecer quando fez algo de errado ou quando a sua liderança não tem sido bem-feita, é uma virtude que precisa fazer parte da personalidade de um líder de célula.

Mesmo quando as coisas dão certo, a célula cresce, o trabalho frutifica, é preciso ter humildade para saber que tudo isso é para a glória de Deus, entender que o trabalho, a célula não é sua, mas é de Deus.

Esteja sempre disposto a ouvir o que as pessoas tenham a dizer, ainda que não seja de acordo com o que você pensa, ouça sempre e retenha o que é bom. Não deixe o seu ego falar mais, seja manso e humilde de coração.

“A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.” (Provérbios 29:23).

Lembre-se que na noite em que Jesus foi traído, ele se colocou no lugar de servo e lavou os pés de cada discípulo. (João 13:1-17)

4 – Sinta-se privilegiado

Ser líder não pode ser jamais um fardo para alguém que exerce tal cargo em uma igreja, mas sim um privilégio. Então sinta-se privilegiado por ter a oportunidade de liderar uma célula.

Olhe sempre para o alto e saiba que o seu trabalho não é para homens, mas sim para Deus. Não pense em recompensas ou ser reconhecido pelas pessoas que o cercam, mas sim de Deus, que conhece o seu coração muito mais do que você mesmo.

5 – Forme novos líderes

Formar um novo líder é um grande desafio, mas é necessário, já que um dos objetivos da célula é que ela cresça a ponto de se multiplicar. E uma das formas de se começar a formação, é mostrando a todos que ser líder de célula não é um fardo, como falamos no tópico anterior.

Mas não basta apenas mostrar que é um privilégio ser líder, mas também é preciso estar sempre motivando as pessoas, de forma leve, sem pressionar. Comece dando funções dentro das próprias reuniões, como ministração do louvor, introdução, recepção dos visitantes e vai observando como eles estão se saindo.

Sempre peça orientação a Deus, para que Ele levante um novo líder. Converse com a liderança de sua igreja e ouça as instruções que eles têm te passar. Quando sentir que encontrou alguém, inicie um discipulado, veja se a igreja oferece algum curso de preparação e se caso possua, frequente o treinamento junto, assim você transmitirá segurança ao liderado, além de estreitar o laço da amizade.

Espero que essas dicas tenha sido uma benção para sua vida e ministério. Qualquer dúvida, deixe sua pergunta nos comentários abaixo, que teremos um enorme prazer em responder.

 

Deixe um comentário